ANP em Video

Conheça alguns dos vídeos e documentários em que as pescadoras da ANP falam sobre as suas lutas:





A coordenadora de tecnologia do site Blogueiras Negras, Charô Nunes, entrevistou a coordenadora da Articulação Nacional de Pescadoras(ANP) e educadora popular em saúde, Raquel Silva, sobre o papel das mulheres na pesca artesanal e as estratégias criadas por elas para continuarem sobrevivendo dessa prática diante de tantos ataques às comunidades pesqueiras e ao meio ambiente. Confira!

_____________________________________________________________________________

>> Mulheres das Águas


A forte relação das pescadoras com o mangue e a exaustiva jornada de trabalho que enfrentam são temas apresentados no documentário "Mulheres das águas", uma produção da Fiocruz, com direção de Beto Novaes, lançado em 2017. Nas entrevistas, as pescadoras da Bahia e de Pernambuco apontam também a problemática ambiental como uma das graves causas para o adoecimento das marisqueiras. 

Outro problema alarmante que o documentário apresenta é a invisibilidade das pescadoras junto aos órgãos do Estado, que dificultam o acesso à benefícios e colaboram para agravar as doenças enfrentadas pelas mulheres das águas.

_____________________________________________________________________________

>>O que a pesca artesanal significa para você? Homenagem da ANP ao Dia do Pescador e da Pescadora.



Para homenagear o Dia do Pescador e da Pescadora Artesanal, 29 de junho, integrantes da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP), vindas de diversos estados do país, reuniram-se nesse vídeo para dizer o que a pesca significa para elas, o que é ser pescadora artesanal. Se emocione com essas mulheres fortes e de luta.

Conheça também a Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras, causa que vem mobilizando pescadoras e pescadores em todo Brasil! Assista também o vídeo da Campanha!

_____________________________________________________________________________

>>Leitura da carta das Pescadoras para a presidenta Dilma





Leitura da carta da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP) contra medidas e decretos que retiram direitos historicamente conquistados pelas comunidades pesqueiras. A leitura pública fez parte das manifestações contra o decreto 8425 mobilizadas ontem pelo Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP).

Assine a petição online contra o decreto: https://goo.gl/z6Q4bm

Filmagem por Suana Medeiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário