Histórico

Primeiras articulações de lutas das pescadoras:

Começaram, na cidade de Itapissuma (PE), na década de 70, as primeiras tentativas de organização  das pescadoras, que tiveram o apoio do trabalho realizado pela Ir. Doroteia Nilza Montenegro do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP). Essas iniciativas se expandiram para outras regiões e estados do Nordeste.
Joana Mousinho: presidente de colônia em 1989.

O reconhecimento como pescadoras acontece, ainda na década de 80, quando são emitidas as primeiras carteiras de pescadoras, como marisqueiras. Nos anos 80, as mulheres pescadoras iniciam processo de ocupação dos espaços de poder (colônia, federação).

Joana Mousinho é a primeira pescadora do Brasil eleita presidente de colônia de pescadores. Isso aconteceu na cidade de Itapissuma (PE), em 1989.

Para saber mais sobre a história da ANP, confira essa entrevista!

Surgimento da Articulação Nacional das Pescadoras:

As primeiras discussões tinham acontecido no ano de 2005, num encontro de mulheres pescadoras promovido pelo governo. No ano de 2006, na conjuntura da II Conferencia da Pesca e Aquicultura,  realizada entre os dias 14 e 16 de março, em Luziânia (GO), as pescadoras se insurgiram contra a ausência das discussões específicas das mulheres no documento final do encontro e se articularam para criar mais força.

Ainda em 2006, após a II Conferência da Pesca e Aquicultura, entre os dias 8 e 9 de abril, acontece o primeiro encontro das pescadoras em Recife (PE). O encontro fundou a Articulação Nacional das Pescadoras (ANP) e definiu as bandeiras de luta. Dentre as principais bandeiras está a questão da saúde das mulheres no trabalho. O ano de 2010 marca o  avanço das discussões sobre a questão da saúde das mulheres pescadoras.

Os encontros da Articulação Nacional das Pescadoras tiveram prosseguimento. Em 2010 foi realizado o segundo encontro em Fortim (CE), em 2012, o terceiro encontro foi na Paraíba e em 2014 em Pontal do Paraná (PR). O último encontro foi realizado na cidade de São Luis do Maranhão, no ano de 2017 (saiba mais aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário