quinta-feira, 7 de março de 2024

Conheça a história de Joana Mousinho, uma das ganhadoras do Prêmio Mulheres das Águas

 Em março, o MPA irá receber as sete ganhadoras do prêmio e prestar homenagem em reconhecimento às suas valiosas contribuições ao setor pesqueiro e aquícola

Publicado originalmente no site do Ministério da Pesca e Aquicultura em 29/02/24. Ver página original aqui.                                                                                                                                                                                

No próximo dia 19 de março, o Ministério da Pesca e Aquicultura irá homenagear as ganhadoras do 1º Prêmio Mulheres das Águas. As vencedoras se destacam por apresentar trajetórias de vida conectadas à atividade pesqueira, promovendo a sustentabilidade, respeito aos territórios pesqueiros, dignidade humana e justiça social.

Embarcamos nas histórias de cada uma dessas mulheres e hoje apresentamos Joana Mousinho, pescadora artesanal da cidade de Itapissuma (PE). Indicada ao prêmio na categoria de pesca artesanal em águas marinhas pela Articulação das Pescadoras de Pernambuco, Joana é a primeira pescadora brasileira eleita presidente de uma colônia de pesca - Itapissuma (PE) em 1989.

Joana também foi uma das fundadoras da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP). Atualmente com 67 anos, sua história com a pesca artesanal surge na infância. De família tradicional pesqueira, ela se destaca na luta pelo reconhecimento das mulheres pescadoras, direitos sociais, na defesa do meio ambiente e pela saúde das mulheres na atividade.

A cidade de Itapissuma liderou a luta para que as mulheres tivessem o reconhecimento como pescadoras artesanais e foram as primeiras no Brasil a ter o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).

Em ligação com Joana, para comunicá-la da premiação e convidá-la à cerimônia de homenagem do prêmio - que será realizada em Brasília - DF, o Ministro André de Paula destacou que a categoria em que a pescadora concorreu foi a mais disputada, com 54 mulheres inscritas, “Pode acreditar que as 54 inscritas se sentiram representadas por você ter sido a escolhida. Sua trajetória na defesa das pescadoras e do nosso território é belíssima, sendo a primeira mulher a presidir uma colônia de pescadores no Brasil. Você é um farol que inspira essa nova geração que entra na pesca!”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário