quarta-feira, 20 de março de 2024

Pescadora Joana Mousinho é homenageada com o Prêmio Mulheres das Águas, em Brasília

Prêmio concedido pelo MPA homenageia mulheres que se destacaram em 7 categorias da pesca artesanal e da aquicultura



A pescadora pernambucana Joana Mousinho foi uma das 7 mulheres homenageadas pela 1ª edição do Prêmio Mulheres das Águas, iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que busca dar visibilidade, reconhecimento e fortalecer o protagonismo feminino nos meios pesqueiro e aquícola. A premiação foi entregue às ganhadoras na noite desta terça-feira, 19 de março, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Hotel Royal Tulip, em Brasília. Joana foi a ganhadora da categoria Pesca Artesanal em Águas marinhas.

"Vocês representam mulheres marisqueiras, indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas, pantaneiras. Mas, também, mulheres gestoras, pesquisadoras e líderes. Empreendedoras. Mães. Mulheres que têm nas mãos, no olhar e na sabedoria os rumos de uma atividade, de uma comunidade, de uma família”,  falou o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A premiação reconhece e homenageia mulheres que se destacaram em ações e trabalhos nas áreas de pesca e aquicultura, promovendo sustentabilidade, justiça social, respeito aos territórios e dignidade humana. Foram recebidas 149 histórias inspiradoras de protagonistas do setor em 23 estados, além do Distrito Federal.

A história da pescadora Joana Mousinho se destacou dentre as centenas de narrativas apresentadas para concorrer ao Prêmio. Joana foi a primeira mulher pescadora a ser presidente de Colônia de Pesca no Brasil, no ano de 1989, e está entre as primeiras mulheres que conseguiram, na década de 80, o Registro Geral da Atividade Pesqueira, documento que até então era apenas concedido aos pescadores artesanais homens. Ainda em 2006, Joana participou da criação da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP).

O reconhecimento pela sua trajetória deixou a pescadora emocionada. “Eu estou me sentindo feliz, emocionada e dizendo que não esperava que fosse tão lindo. O melhor é saber da alegria das pescadoras que estão enviando mensagens de parabéns para mim”, comemora Joana.

Na ocasião o governo anunciou também as assinaturas de cooperações entre ministérios para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as pescadoras artesanais. O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e a ministra da Saúde, Nisia Trindade, assinaram um protocolo de intenção para o desenvolvimento de um programa de saúde integral para as Mulheres das Águas.

Também foi assinado como parte das ações para as pescadoras, junto com a ministra das mulheres, Cida Gonçalves, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) “Mulheres pescando autonomia e igualdade”. O acordo tem por objetivo fortalecer as organizações de pescadoras artesanais por meio de políticas públicas que estimulem a produção e promovam a valorização do trabalho.

Para a pescadora Joana, mais do que o prêmio, a sua expectativa é que os projetos anunciados melhorem as condições de vida das pescadoras artesanais, atendendo pautas históricas dos movimentos. “Eu espero que as coisas mudem para melhor em ralação a saúde das pescadoras e dos pescadores. Também espero que os Territórios Pesqueiros sejam reconhecidos e que as emissões das carteiras de RGP e de recebimento dos benefícios do INSS sejam resolvidos”.


Matéria construída pela Assessoria de Comunicação da ANP, com fotos e informações da Agência Gov 


Nenhum comentário:

Postar um comentário